terça-feira, 9 de junho de 2009

A Aldeia da minha vida!


Fonte Foto




Nessa data especial desejo prestar minha homenagem a esse pais admiravel a quem nós brasileiros devemos tanto. Portugal tem qualquer coisa de inexplicavelmente belo e acolhedor que marca nossos coracões eternamente. Para os brasileiros, ouso dizer, que Portugal é como uma mãe contra quem as vezes nos rebelamos, mas a quem na verdade amamos e apenas na maturidade entendemos!

Quem vê o charme sofisticado e displicente da Cascais moderna, talvez não concorde que ela seja uma aldeia, mas ela é! Cascais é uma aldeia inicialmente de pescadores que se transformou com o passar dos anos, mas sem perder seu encanto de vilarejo de pesca.

Conheci Cascais alguns anos atras quando morava na França e fui passar um mês de férias em Portugal. Escolhi viajar de ônibus para não perder a paisagem e foi assim que conheci Cascais começando com o que Portugal tem de melhor: seu povo!
Ao meu lado uma garota chamada Julia que estudava em Paris muito elegante e interassante puxou conversa e no fim da viagem havíamos compartilhado muito mais do que nossos pistaches e pessegos.

Julia me convenceu a ficar em sua casa e confesso que foi uma excelente troca, a belissima mansão de sua familia ficava a beira mar e tive boa companhia para muitas das minhas viagens exploratorias!

Essa pequena aldeia de pescadores cresceu no ultimo século e tornou-se uma elegante cidade praiana, que atrai reis e vassalos em todas as épocas. Entretanto Cascais não perdeu esse 'je ne sais quoi' que cativa pela simplicidade e charme do seu passado de aldeia de pescadores.

A efervescencia artistica no verão,a beleza das pequenas praias,a cordialidade das pessoas tudo isso me fascinou! Mesmo sendo tão próxima de Lisboa, ou talvez por isso, Cascais fascina Portugueses e estrangeiros. Para quem está em Lisboa basta pegar o trem e ir até a ultima parada.

No Museu do Mar voce pode conhecer a fascinante historia da Cascais antiga. Nas pequenas lojas voce pode comprar lindas peças bordadas e quadros com temas maritimos.
Nas pequenas praias voce pode esquecer o stress das grandes cidades sem entretanto privar-se de bons cinemas e bons restaurantes.

No Parque do Marechal Carmona, voce pode descansar nas mesinhas sob as árvores e fazer seu lanche em boa companhia se tiver sorte! Cascais é uma soma do melhor da cidade e do melhor de um vilarejo.

Minha aldeia é extremamente cosmopolita, e para quem deseja afastar-se do mundo e viver o encanto do isolamento Portugal oferece opções de um charme inigualavel, que essa blogagem coletiva certamente vai mostrar, mas essa é a minha aldeia, a que conheço, a que amei, e a que por bons motivos jamais esquecerei!


¯`•.¸¸.>

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva promovida por Susana do Blog
Aldeia da minha Vida. Parabens Susana pela excelente iniciativa!

"To travel is to discover that everyone is wrong about other countries."
—Aldous Huxley



¯`•.¸¸.>

66 comentários:

Susana Falhas disse...

Mirian:

Mil desculpas, não sei o que terá acontecido!

Já te coloquei novamente.

Obrigada por participares nesta blogagem.

Bjs Susana

Susana Falhas disse...

Que postagem fantástica!

Tens razão quando dizes que Cascais agora é cidade, mas antes de de ser foi aldeia. Gostei muito da tua postagem. É um belo e fantático testemunho de uma turista que passeou por Portugal e levou excelentes recordações para contar a todos que a queiram ouvir.

Obrigada pelo teu contributo belíssimo. É uma bela homenagem a Portugal e atodos os portugueses!

A votação começa amanhã, dia 10 e acaba dia 28 de Junho no blogue da aldeia da minha vida ( www.aldeiadaminhavida.blogspot.com).

Para votar, poderá faze-lo amanhã deixando um comentário ao texto que considerar o melhor.

Um comentário transforma-se num voto.

Até amanhã!

Bjs Susana


Bjs Susana

Mírian Mondon disse...

Oi Susana,
Mais uma vez parabens por sua excelente iniciativa!

Fico feliz que tenha gostado, espero ter conseguido expressar um pouco do meu carinho e fascinio por essa terra encantadora!

beijos

Marta disse...

Olá :)

obrigada pelas palavras tão generosas no meu blog.

gostei muito de ler esta visão surpreendente de Cascais...

Muito bom!

beijo

e PARABÉNS por este belo blog :) voltarei...

Mírian Mondon disse...

Obrigada Marta
Seja bem vinda no Café! Tambem gostei muito do seu blog!

Abraços

Anônimo disse...

soudain je me souviens de marie lue qui parlait beaucoup de la beauté de Cascais et Sintra....je ne connais pas ce village mais j'aime bien les villages portugais ...bisous

Sonhos melodias disse...

Que delícia de blogagem! Parabéns a Susana pela ideia e parabéns Mirian por descrever de forma tão lírica essa região que tenho certeza, é magnífica. Infelizmente não tive a oportunidade de conhecer quando estive lá em 2006. Mas, da mesma forma, conheci lugares que me marcaram por sua beleza, e esse algo a mais que você falou. Está aí: é uma ótima desculpa para voltar lá e conhecer. Qualquer dia falo dessa minha aventura portuguesa em meu blog.
Bjs

Mírian Mondon disse...

Boa idéia Roseli! Vou gostar de conhecer suas aventuras nas terras portuguesas. Estou aprendendo e revendo belos lugares de Portugal com essa blogagem!

Beijos

Mírian Mondon disse...

Anne-Marie,
So agora vi seu comentario Anonimo :)
Sabe que por algum tempo havia me esquecido da Marie Lou? Mas quando me lembro oro por ela.

Passei apenas um mês em Portugal mas conheci lugares que me encantam hoje ainda mais do que na ocasião!

Beijos, vou ver os links que voce mandou!

Marina disse...

Mirian que linda descricao de Cascais que nao conheço mas que me instigou a conhecer.
Pela sua descriçao esse lugar tem o tipo de charme que me agradaria, o video tambem é bem legal. Dez!

beijim

Mírian Mondon disse...

Sabe que já faz tempo que viajei por lá mas guardo belas recordacoes!

beijos

João Menéres disse...

MÍRIAN MONDON

Mal comecei a ler a tua narração sobre Cascais, logo me apercebi que estava perante uma autêntica e excelente crónica de viagem.
E, à medida que ias desvendando os pormenores, essa certeza mais se cimentou, pois de tudo encontraste forma de dar a conhecer.

Um obrigado e um beijo por este teu magnífico trabalho.

Fatima Cristina disse...

Oi Mírian,

Muito legal a sua participação nesta coletiva! Parabéns!

Por aqui muito trabalho e pouco tempo... como já era de se esperar nesta época do ano. Mas um pulinho ou outro nos blogs amigos eu ainda consigo dar!

Beijos!

Serafim disse...

Olá Mirian!

Parabéns por sua fantástica participação na Blogagem Colectiva A Aldeia da Minha Vida!

O seu post ou texto é uma homenagem a Portugal, aos portugueses e a Cascais!

Voltarei a este Blogue e convido-a também a voltar ao Aldeia da Minha Vida.

1 abraço,

Paulo

Mírian Mondon disse...

João Meneres!
Quem me dera encontrar pela vida criticos tão generosos quanto voce!
Voce sempre encorajando e vendo um meio de nos estimular. Voce tem um gentil coraçao!

Beijos

Mírian Mondon disse...

Obrigada Fatima!
Ainda bem que tem encontrado um tempinho para 'ver'os amigos, voce faz falta!

Beijos

Mírian Mondon disse...

Paulo,
Muito obrigada por seu comentário tão amavel!

Essa blogagem tem sido especial, tenho apreciado conhecer lugares e historias encantadoras sobre Portugal, e tambem pessoas como voce!

Com certeza voltarei no Aldeia da minha vida, e voce é muito bem vindo por aqui!

Abraços,

Jorge Pinheiro disse...

Sem dúvida uma excelente abordagem e uma homenagem justa a uma "aldeia" que é das mais interessntes de Portugal, até na vertente sociológica. Fica bem perto donde moro e lá tive muitas aventuras de adolescente. Cascais é o fim da Linha. Da Linha de Cascais, do Expresso da Linha.
Concordo com tudo o que foi dito na crónica, com a ressalva que a Mirian ficaria um pouco desiludida negativamente com a evolução dos últimos anos. Mas o espírito do que está dito, mantém-se.

Mírian Mondon disse...

Olá Jorge!
Obrigada pelo comentário e visita!
Sabe que imaginei isso ao escrever, pois alguns dos lugares mais especiaias da minha adolescencia e infancia perderam um pouco do seu charme com o passar do tempo. Algumas vezes pelo crescimento desordenado, outras pela má conservaçao etc.
Mas assim é infelizmente, mas alguns lugares tem mais vida nas nossas lembranças do que por eles mesmos!

Abraços

Unknown disse...

Mírian,

Obrigada por esta homenagem a Portugal.
Conheço bem Cascais e gostei bastante da forma como a "descreveu". A sua forma de escrever é muito leve e apelativa.
Se voltar a Portugal, não deixe de visitar Sesimbra (uma aldeia piscatória, já um pouco destino turístico, mas que não deixa de manter muitos traços da sua história, além de estar na serra com o mar a seus pés. Tenho lá o meu refúgio da cidade e é muito bom.
Mas não foi sobre Sesimbra que escrevi. Foi sobre uma aldeia daquelas que estão quase a desaparecer, esquecidas por quem de direito!
Beijo grande e obrigada, mais uma vez.

Mírian Mondon disse...

Gabi!!!
Acabei meu tour de aldeias e não vi seu blog! Pensei que tivesse visitado todos... pode ser que voce tenha postado mais tarde!
Vou lá te ler com certeza. Que delicia de comentário. sem duvida vou conhecer Sesimbra quando voltar a Portugal. Tenho uma amiga no Brasil que veio de lá e sempre me fala com muito carinho da sua querida Sesimbra!

Beijos

Daniel Savio disse...

Hua, kkk, ha, ha, sempre nos rebelamos contra Portugal, mas gostaria de conhecer a Europa e quem sabe um dia um eu posso faze-lo.

Fique com Deus, menina Mírian Mondon.
Um abraço.

Mírian Mondon disse...

Savio!! Saudade de voce! Como vai a vida? Bom ver voce por aqui outra vez!
É verdade :) e quando voce conhece Portugal voce se encanta não só com o país que é impressionante mas sobretudo com o povo que é tão generoso e hospitaleiro que se voce tiver pecado contra o povo portugues, voce se arrepende de tudo ali mesmo :)
Vale a pena conhecer!

Abraços

* J Pinto disse...

Um belo texto.
Fica demonstrado que as cidades cosmopolitas escondem uma grande simplicidade. A vida frenética das pessoas é que a não deixa ver!
Obrigado pela mensagem que deixou no meu blogue.

Unknown disse...

Querida Mírian,
Muito obrigada pelo seu comentário.
O post já lá está (faltam as fotos e um dos vídeos; Ao enviar coisas por email às vezes acontecem estes percalços). Mas não tem importância. As pessoas podem ler a postagem, na íntegra, no meu blog e isso é q interessa, assim como o prazer de participar. O meu prémio foram as lágrimas nos olhos do meu marido quando leu o que fiz sobre a sua aldeia!!!
Tenho comentado nos blogs de alguns participantes mas só vou votar a partir de 14 ou 15. Aqui em Portugal vamos ter 2 feriados seguidos o que dá para fazer umas mini-férias...e lá vou eu c a família até Sesimbra.
Fique em paz, amiga! Beijo grande.

PS: Esta iniciativa da Susana foi excelente!

Mírian Mondon disse...

Obrigada pela visita e seja bem vindo no Café! Voce disse tudo, sao tantas as belezas que não vemos...

Abraços

Mírian Mondon disse...

É verdade Gabi! Eu imaginei que essa blogagem da Susana fosse se tornar algo muito especial, tanto pela excelencia com que ela faz as coisas, quanto pelo potencial do tema. Dito e feito, foi para mim uma agradavel viagem de uma aldeia a outra e sobretudo absorvendo o que o que há de mais precioso, as marcas desses recantos na vida das pessoas!

Boa viagem e bom descanso em Sesimbra!

Beijos

Emília Pinto disse...

Claro que votei na sua aldeia. Uma brasileira a falar de Portugal com tanto carinho tinha que levar o meu voto. Muito obrigada. Vi no meu blog que é seguidora. Que bom! Voltarei aqui mais vezes, pois temos muito em comum. Vivi no seu País 14 anos. Já lhe falei da minha história num outro comentário. Beijos
Emília Pinto

Mírian Mondon disse...

Emilia, fiquei encantada com São Pedro do Sul que voce descreve com tanta poesia! As imagens são tentadoras!
Obrigada pelo carinho, com certeza vou frequentar o Começar de Novo.
15 anos de Brasil é quase uma vida!
Nunca morei tanto tempo em nenhum lugar acredita?

Abraços

Marina disse...

Mi, vou votar em voce, me identifiquei com seu texto e com essa 'aldeia' que cresceu...
beijos

Aidinha disse...

Olá Mirian!

VOLTO COM O MESMO COMENTÁRIO QUE POR ENGANO COLOQUEI NA POSTAGEM ANTERIOR. O LUGAR CERTO DELE, É ESTE.

Que bom ler você descrevendo um canto de Portugal!
Ele é mesmo a Pátria Mãe que também nos deu a “língua”, tão rica e linda!
Encanta, enfeitiça, a quem o conhece e à sua gente.
São especiais os portugueses e nós somos esse povo maravilhoso,
hospitaleiro e alegre, porque “quem sai aos seus não degenera!”
Essa gente valorosa a moda dos nossos pais, nos ensinou muito!

Minha linda, obrigada por ter ido ao Curso Livre mais uma vez.
Suas palavras são sempre queridas, encorajadoras e carinhosas.

Tenha uma semana muito feliz e um dia dos namorados bem quente!
Viu a Con o que aprontou na postagem de hoje? É muito marota!

Beijo com carinho da

Aidnha

Amanda disse...

Adorei essa descriçao e me deu muita vontade de conhecer. O maximo!
beijos

Júlia Galego disse...

Mirian,
Fiquei muito comovida ao ler o que escreveu sobre Cascais. Senti-me a recuar umas décadas quando frequentei com alguma regularidade este lugar fantástico.
Parabéns e ainda bem que entrou neste trabalho colectivo!

Anônimo disse...

Seu blog é requintado e essa explanacao sobre Cascais é de emocionar como disse a amiga acima.
Parabens!

Margarida Piloto Garcia disse...

Lindíssima postagem.

Mena G disse...

Obrigada pela visita no meu blog e parabéns pelo excelente texto. Está na hora de pensar noutra viagem a terras portuguesas!

Mírian Mondon disse...

Marina querida,
Não estou concorrendo ao premio :)
Participei apenas para homenagear!
Mas agradeço o carinho!

Beijos

Mírian Mondon disse...

Aidinha,
Obrigada por seu comentário sem pressa a atencioso!
Gostei do “quem sai aos seus não degenera!” muito bom.

Estou na correria mas depois vou lá ver o que a Con postou rs ela confirma bem a teoria acima :)

Beijos

Mírian Mondon disse...

Júlia,
Obrigada por seu afetuoso comentário, fico feliz de saber que consegui de alguma forma tocar voce com minha singela homenagem. Existe um momento da vida que queremos de algum modo 'pagar' nossas dívidas :)

Seja muito bem vinda é um prazer ter voce por aqui!

Mírian Mondon disse...

Margarida, Mena e Anônimo,

Sejam bem vindos no Café e obrigada pelos carinhosos comentários!

Abraços

Marina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jean-Louis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andre disse...

Mirian!!!!!!!! Gostei muito! Parabens! Exclui acima porque esta indo em branco!

Beijos

Sueli disse...

Também amo Portugal, Míriam. Ainda não tive o prazer de conhecer Sintra e Cascais, mas os lugares que conheci são inesquecíveis. Lindo seu texto!

Paulo Ka disse...

Oi Miriam, boa noite!

Saudades de passar por aqui...tomar um café... rs
Mas a correria não tem deixado eu navegar!
Parabéns pela postagem, bastante instigante a cada trecho que ia lendo, mas vontade de conhecer, de visitar ia dando.
Efervescência artística? Nossa isso me deixou mais fascinado ainda!
Espero que a viagem que programei pra Europa saia de vez até o final do ano, pois estou adiando há tempos por motivos profissionais, mas já deixei anotado que esse será um lugar por onde irei querer passar.

Beijos

Paulo ka
the K theory

Mírian Mondon disse...

Obrigada Andre e Sueli! Sejam bem vindos por aqui!

Paulo, que legal que vai passear por lá esse ano! O velho continente tem charmes que não encontramos em nenhum outro lugar!

Beijos

Juliêta Barbosa disse...

Mírian querida,

Apesar da Aldeia ter mudado como escreveu o expressodalinha, as ruas da cidade caminham dentro de você perpetuando as suas lembranças. E por conta disso, nós que estamos, tão longe, tivemos o privilégio de fazer essa viagem juntos.Linda a sua crônica, reflete a sua alma gentil e educada. Obrigada.

Jean-Louis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jean-Louis disse...

As Mirian’s husband I am in a privileged position. Bloggers only see her finished post and can enjoy its beautifully and carefully crafted montage of prose, poetry, photography and musical accompaniment.

What I witness behind the scenes is a true artist at work who brings dedication, her love of humankind, nature, culture and literature, art and music blending them to bring together people from all around the world an unforgettable experience.

Some artists have a tendency to live in their own world; not so with Mirian. Aware of the complexities of modern life, she keeps abreast of the latest trends and world news, shares them with you along with her witty or heartfelt comments.

Truly her posts are works of love as she spends countless hours researching, writing and refining them to offer you the final product which is a delight to the eyes, the ears and the heart of all her students, friends and followers.

Like any artisan or craftsman, she brings a level of excellence to everything she does. What is even more commendable is that the only reward for her work is to know that thousands of miles away across an ocean, somebody’s life has been enriched and touched by her delightful blogs.

Thank you to all of you who appreciate Mirian, her work and respond with such encouraging comments.

Mírian Mondon disse...

Obrigada Julieta! Sua visita por aqui é sempre uma alegria!

Beijos

Mírian Mondon disse...

Jean-Louis Mondon!!! Voce é simplesmente incrível e me emocionou com seu comentário!!! Muito lindo!

AV

Cristina disse...

Olá Mírian,
Obrigada pelo comentário. O seu texto também está muito bem. Eu ainda não decidi a quem vou dar meu voto, pois todos os textos estão fantásticos, pelo menos os que li até agora, e por isso é difícil escolher. Mas considero que todos somos já vencedores, pelo esforço, dedicação e a nossa alma qe pusemos nas palavras, para divulgar a nossa terra...
É bom ver o nosso país a ser divulgado do outro lado de lá do Atlântico.
Gostei do seu blog, vou aparecer por cá mais vezes.
Beijo,
Cristina.

Elvira Carvalho disse...

Excelente a sua postagem. Cascais é um dos sítios que melhor conheço, já que trabalhei durante dois anos nos seus arredores, numa fábrica de loiça que havia outros tempos em Alcabideche, junto ao quartel dos bombeiros. Além disso tenho familia a morar em Cascais e não raras vezes vou lá passar o dia.
Também trabalhei um ano na Escola D. Fernando II no Lourel, Sintra, pelo que também conheço bem.
Um abraço e tudo de bom.
Obrigada pela visita.

Compondo o olhar ... disse...

tem selinho para vc no meu blog. dá uma olhadinha lá.
bjocas

Teresa Diniz disse...

Olá Miriam
Entrei no seu blog quase por acaso e, afinal, fui ficando e gostei muito. Emociona-me sempre ler o que escreve sobre Portugal quem não é português. Lisboa é maravilhosa e os arredores (Sintra, Cascais, Mafra, Alcochete, e tantos mais!) não o são menos.
Parabéns e um beijinho.
Teresa

Mírian Mondon disse...

Obrigada meninas pelo carinho e visita!
Logo vou visitar seus blogs!

Abraços

Pelos caminhos da vida. disse...

Estou de volta,e vim agradecer pela sua visita enqto estive ausente.
Tem flores lá pra vc.

beijooo

Amor disse...

belo seu post interresantissimo e rico nos detalhes parabéns!

Letícia Alves disse...

Post interessante!
Pra quem não conhece a Europa ainda (como eu), é uma riqueza de detalhes que nos faz viajar com você!
Linda aldeia como você mesma descreveu.
Beijos Tempestuosos!

Mírian Mondon disse...

Que bom que gostaram! Estou na correria, mas já já volto para visitar voces e ver o que tem feito em seus blogs. Obrigada pela visita!

Abraços

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Mi, uma homenagem mais que especial.

Você tem toda a razao.

Um grande beijo

Mírian Mondon disse...

Obrigada Georgia,
Sobretudo por sua amizade e presença constante aqui no Café!

Abraços!

Aidinha disse...

Mirian

Votei. Seu blog merece, você merece!

Tanta coisa linda, tanto conhecimento que nos é passado, votar não é mais que um dever, uma obrigação!
Ué! A gente vem aqui porque gosta do blog, de você, do que você transmite. O voto é consequência...

Beijo flor! Sucesso! Muito!

Aidinha

Mírian Mondon disse...

Obrigada Aidinha! Quanto carinho!
Tambem gosto muito do seu blog, voce escreve de forma deliciosa, cativante!

Beijos

Anônimo disse...

Nice blog wonderfull job all around!Congrats

Mírian Mondon disse...

Thank you whoever you are!