segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Narguile - um Fuminho do bem?




O cachimbo d'água que virou febre no Brasil, já era usado há muito tempo no oriente.
Depois de certa novela, virou moda entre os jovens principalmente.

Conheço alguns usuários que juram de pés juntos que esse é um 'fuminho' do bem. Que não tem nicotina, que ninguém traga etc e tal. Uma dessas pessoas me disse que é uma
especie de 'cachimbo da paz' , que o objetivo é socializar...

Resolvi me informar e fiquei perplexa com a opinião da comunidade médica a respeito desse aparente cachimbo da paz!

Uma das opiniões médicas que encontrei:

Também conhecido como ‘hookah’ nos países de língua inglesa, ou por ‘shisha’ no norte da África, o narguile pode causar diversas doenças, sendo as respiratórias as mais observadas. Especialistas em doenças respiratórias advertem que 50 tragadas são suficientes para viciar. Isso ocorre devido à nicotina, que causa a chamada sensação de bem-estar, adverte o dr. José Eduardo Delfini Cançado, Presidente da SPPT.

Estudos recentes contrariam a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a fumaça inalada em uma sessão de narguile, que pode durar entre 20 minutos e uma hora, corresponde à inalação de 100 a 200 cigarros. E são consumidos até 10 litros de fumaça, pois a presença da água faz com que se aspire mais fumaça, que se torna mais tolerável. Dessa maneira, inala-se maior quantidade de toxinas.

O que muitos pensam erroneamente é que esse tipo de fumo não é tão prejudicial à saúde. Longe disso: por conter diversas toxinas, pode causar câncer de pulmão, além de doenças cardíacas, tuberculose, herpes, hepatite e outras. “A única forma de minimizar os males causados pelo narguile é evitar o uso e não aspirar a fumaça“, alerta o dr. Sérgio dr. Sérgio Ricardo Santos, Presidente da Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), o narguile causa ainda mais males do que o cigarro, pelo potencial de transmitir também doenças infecciosas – já que é usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo sem a devida esterilização. Vale lembrar que o seu uso é proibido para menores de 18 anos, assim como o cigarro..

Segundo estudo publicado na O estudo, publicado no "Journal of Adolescent Health", o narguile, é mais nocivo que o cigarro pois possui mais substancias toxicas e prepara o organismo gradualmente para outras drogas mais fortes. A idéia de que não tragando não faz mal, é explicada pelos medicos, como ilusão perigosa, pois a nicotina e outras substancias toxicas são absorvidas pela mucosa, e a fumaça mesmo que não tragada, é inspirada evidentemente e comprometento não apenas o pulmão mas também o cerebro.


Fontes:
Destaque

Drogas Nunca Mais

G1 - Ciência


¯`•.¸¸.>

32 comentários:

Sonhos & melodias disse...

Oi Mirian,
Saudades de você mulher!!! Muito bom esse texto pois serve de alerta para muitos que têm esse costume. Tenho inclusive um amigo que é adepto desse hábito. Vou falar para ele ler seu texto.
Bjs e uma ótima semana!

Pelos caminhos da vida. disse...

Já falei para meus sobrinhos(as) que faz mal, mas já viu os jovens de hoje nos escutar?

beijooo.

Daniel Savio disse...

Já sabia que era ruim o fumo narguile, mas o fumo normal também é ruim...

Fique com Deus, menina Mírian Mondon.
Um abraço.

Paulo Ka disse...

Oi Mirian, tudo bem?
Que saudade de você!!!
Bem acho que só eu vou ser o do contra ;o( ... pois eu tenho um Narguile e gosto de usá-lo. Tudo bem que a última vez que usei deve ter sido há uns 7 meses atrás, quando uns primos estiveram em casa e quiseram experimentar, pois tenho preguiça de ficar montando as peças e só de pensar no trabalho que dá pra limpar depois, me desanima RS. Mas sempre que usei, uso uma piteira plástica individual que vem junto com a essência quando compra, justamente pra evitar esse lance de contaminação.

Beijos!!!
Paulo Ka

MEUS PENSAMENTOS disse...

oi mirian um texto esclarecedor muito bom bjinhos pra vc!

Fatima Cristina disse...

Querida Mírian,

Ótimo esclarecimento.
Nem com água fumar é algo sadio!
Tô fora!

Saudades suas.
Beijos!

*Lisa_B* disse...

Olá Miriam,
para quem for fumador não adianta mesmo elucidar pois continuarão com os mesmos hábitos senão seria vicio porque?
Para os não fumadores ainda cria mais aversão ao fumo seja ele qual for rsss.
Mas é sempre bom falar do que faz mal e alertar.
Beijinhos

Graça Pereira disse...

Miriam
Eu sou uma testemunha em como fumar faz mal!! Meu marido fumava cerca de 4 maços por dia e dizia sempre que era vício de boca que não engulia o fumo. Em quatro meses,ele partiu com cancro no pulmão. Um homem novo, tinha acabado de fazer 54 anis.
Nunca poderei esquecer. É preciso que estes "alertas" não terminem nunca.
Um beijo amigo
Graça

comunicadoras disse...

Bom este teu post Miriam; infelizmente, mais uma droga para os nossos jovens!!! É triste, mas o ser humano bem que podia usar a inteligência que tem para criar coisas boas, não é? Um beijinho e qté breve
Emília

Blog do Beagle disse...

Numa época distante, quando eu era jovem e fumava cigarros comuns, os meninos ensinaram a molhar o cigarro para fazer mais fumaça... Vc assistiu ao filme "era uma vez na América" ??? Há uso do narguille com ópio!
Aboli da minha vida faz mais de 7 anos e lamento quando sei que alguém ainda mantém o vício. Adoreo seu post. BJ. Elza

Anônimo disse...

Olá querida Mirian. Acabei de passar pelo seu blog. Quero te agradecer pelas tantas coisas maravilhosas que você escreve. Toda vez que passo por aqui eu me sinto mais "tranquila", não sei explicar. Que Deus continue abençoando esse seu dom. Espero que esteja tudo bem com a sua família por aí. Um grande beijo!

Giuliana Mendenhall

Silvana Nunes .'. disse...

Navegando pela grande rede sem rumo com a intenção de divulgar o meu blog, cheguei até você e gostei do que vi, tanto que pretendo voltar mais vezes.
No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da tela do computador está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar cuidado. Em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura, da reflexão e enquanto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam. Pois o maior bem que podemos deixar para os nossos filhos é o afeto e uma boa educação. Isso faz com que ela acredite na própria capacidade, seja feliz e tenha um preparo melhor para lidar com as dificuldades da vida. Nós professores temos a faca e o queijo na mão, temos conteúdo para isso. Dá trabalho sim, mas nada paga a sensação do dever cumprido, faz bem para a alma. VAMOS TODOS JUNTOS PELA EDUCAÇÃO NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR ! SIM, NÓS PODEMOS.
Se gostar da minha proposta, siga-me.
Peço que ao responder deixar sempre o link do blog, pois às vezes a mensagem entram com o link desabilitado ou como anônimo. Por causa disso fico sem ter como responder as pessoas.Os meus comentários também entram via e-mail, pois nem sempre a minha conexão me permite abrir as páginas: moro dentro de um pedacinho da Mata Atlântica, creio que mais alto que as antenas, com isso a minha dificuldade de sinal do 3G. Espero que entenda quando não puder responder. O único barulho que escuto aqui é o som dos pássaros, grilos, micos...
Por hoje fico por aqui, Espero nos tornarmos bons amigos.
Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
Saudações Florestais !

Mimirabolante disse...

Como peça de decoração,acho interessante,bonita.....qt ao uso:sou contra....acho mais uma banalidade nociva a saúde....já temos tts mazelas,ainda "importam "mais !!!!
tô fora !!!!bjcas.....

Mimirabolante disse...

agora,a postagem....o texto....um grande alerta!!!valeu !!!!

.Lis disse...

Mirian
Um alerta para todos nós ,que podemos orientar os jovens a respeito dessa novidade maléfica.
Obrigada e apareça mais por aqui.
Faz falta.
Abraços

Lu Souza Brito disse...

Oi Mirian,

Muito oportuno este alerta. A primeira vez que vi uma quantidade absurda de jovens usando o Narguille foi em Foz do Iguaçu> Lá é muito comum, inclusive adolescentes. E pelo baixo custo (compra-se no Paraguai a partir de R$ 30,00) todo mundo tem. Nas praças, nos shoppings, nos bares lá esta a turma com os narguilles e os sabores diversos.
Já tinha ouvido falar que é prejudicial a saúde, mas nao tinha noção do quanto.

Abraços

De acordo com disse...

Legal o seu espaço!
Já estava seguindo e agora ele passou a fazer parte do meu dia a dia. Vcs estão na sessão 'mistão' do meu blog.
Parabéns!
Abraço!

Mírian Mondon disse...

Tambem estou com saudade Roseli!
beijos

Mírian Mondon disse...

Oi Ana! Voce tem razao, mas é importante falar, as vezes ouvem mais tarde rs

beijos

Mírian Mondon disse...

Com certeza Daniel, todo fumo faz mal, uns mais outros menos...

bjs

Mírian Mondon disse...

Oi Paulo,

Mas sabe, o problema não é só a contaminação. Se fosse seria facil resolver!

beijos

Mírian Mondon disse...

Oi Marcia,

Como vai a vida? Espero que esteja bem!

beijos

Mírian Mondon disse...

Fatima!!!!!
Que saudade!!!!!

Mírian Mondon disse...

Tem razao Lisa!
Obrigada pela visita!

bjs

Mírian Mondon disse...

Oi Graça,

Sinto muito por voce, por ele. Que tristeza. Obrigada por compartilhar. Ao menos pode servir de alerta. Infelizmente voce foi afetada pelo problema...

beijos

Mírian Mondon disse...

Oi Emilia,
Vale a pena alertar! Saudades de voaces!

beijos

Mírian Mondon disse...

Silvana,
Obrigada pela visita!

Abraços

Mírian Mondon disse...

Elza,
Parabens por sua determinaçao e boas escolhas!

Saudades

Mírian Mondon disse...

Mirabolantes,
Obrigada pela visita!

Logo vou lá te visitar!

bjs

Mírian Mondon disse...

Oi Lis

Obrigada pela visita, e sobretudo pelo carinho!

beijos

Mírian Mondon disse...

Oi Lu,

Não imaginei essa questao de no Sul ser ainda mais facil a aquisiçao. Que pena... Espero que de alguma forma os perigos sejam divulgados!

beijos

Mírian Mondon disse...

Obrigada pela visita Valdivia!

Abraços