segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sete Dicas para Um Blog de Sucesso!


Olá pessoal!

Depois de alguns emails perguntando como criar um blog de sucesso, e sem querer ser pretenciosa, porque a maioria dos leitores do Café tem ótimos blogs, vou responder aqui, porque não tenho tempo de responder individualmente como gostaria. Não tenho nenhuma receita, mas vou falar do que tenho aprendido nesse tempo de blogagem. Quem tem experiência pode me ajudar a debater o tema e ficarei grata :)

1. Interação
Esse blog existe desde novembro de 2007, ou seja ele tem pouco mais de um ano, e como escrevia para a familia e os amigos, nunca me preocupei em interagir. Esse desejo surgiu depois de ter participado da blogagem coletiva Inclusão Social do blog Esterança que saiu da net. Foi a partir de então que fiz vários conhecidos e começamos trocar idéias ou comentários.
Esse blog sempre foi agradável, mas a intereção é que o tornou interessante.

2. O poder de um bom comentário
Eu pessoalmente já visitei vários blogs porque vi um comentário interessante em outro blog. Lógico que um bom comentário depende de uma série de fatores,o tempo que voce dispõe, o apelo do proprio post, uma conexão de ideias que aconteceu ao ler etc.
Mas se puder comentar de verdade, voce não só mostra interesse real pelo post, como também toca pessoas com quem tem afinidades.

3. Grupo por Afinidade
Quem dera que houvesse tempo para uma troca permanente com todos que te escrevem, não há! E isso não é pessoal, ou porque o blog não é legal. Simplesmente é assim que funcionam as pessoas. Nos aproximamos das pessoas com quem mais temos afinidade. Isso é importante porque se você começar a se corresponder com todo mundo (em bases constantes) vai cair num erro em que já caí, vai esquecer algumas pessoas com quem voce realmente gostaria de manter contato. Não vale a pena!

4. Design
A apresentação de todo blog deveria ser clean para facilitar a leitura. A página se for limpa demais fica monótona, se tiver muita informação visual confunde e cansa. Com o tempo você encontra o equilibrio e o que funciona para você. Blogs com chuva caindo, musica tocando, várias coisas piscando e brilhando ao mesmo tempo confundem e até espantam o leitor. Para quem gosta dessas coisas, aconselho usar com moderação!

5. Conteúdo
Sobre conteúdo, nem é preciso falar, se você faz o blog mais pra você (como se fosse um arquivo) vale a pena ter mais de um. Se você se interessa por assuntos que seus leitores não se interessariam, parta para outro blog. Por exemplo eu tenho um blog sobre imigração, que só interessa a quem está imigrando. Não posso impor esse assunto aos colegas que me visitam e que nem de longe têm esse interesse. O conteúdo deve estar relacionado aos interesses dos seus leitores.


6. Paragrafos curtos
Não necessáriamente o texto (que idealmente também deveria ser curto), mas o parágrafo é imperativo que seja curto. Textos complexos e frases longas não são atrativos, e nem vão ser lidos (ou o serão lidos por poucos) Textos virtuais precisam ser facilmente digeridos. Textos curtos, mas não muito curtos também, facilitam a busca no google. Esse é um dos meus maiores desafios.

7. WebÉtica
Toda interação envolve ética, ou deveria! Alguns por inexperiência se queimam logo de cara, copiando textos sem autorização, citando frases sem dar os devidos créditos.
Mas não só isso,pequenas gentilezas mostram quem você é e a que veio. Por exemplo coisas simples como linkar um site ao mencioná-lo.

E no mais é importante não ficar muito tempo sem escrever ou as pessoas esquecem seu blog, e ter humildade para aprender com os outros, o que é diferente de copiar!

Acima de tudo é preciso considerar que cada um tem uma visão diferente de sucesso. O que serve para uns não serve para outros. Vale pensar o que realmente conta para nós e buscar isso.

Abraços a todos e obrigada por fazer do Café um lugar interessante!


¯`•.¸¸.>

42 comentários:

Letícia Alves disse...

Miriam,
Muito bom seu post!
Meu blog tem pouco mais de um ano também, e comecei meio por acaso.
Já fiz amizades reais através dele, e também descartei fantasmas e seres sem ética.
Penso que é no cotidiano que vem a lapidação.
Comigo tem sido assim, quando vejo um blog de boa qualidade, volto sempre a ele, e o linko.
Beijos Tempestuosos e boa semana!

Zisco disse...

Vc é Mestra mesmo, adorei, e pude reviver alguns momentos bacanas, me emocionei de verdade quando vc falou da Blogagem Coletiva da Ester.


Bjs!

Mírian Mondon disse...

Obrigada pela visita tempestuosa e por seu comentário que contribui com a reflexão! :)

Beijos

Mírian Mondon disse...

Oi Zisco, que bom ter voce aqui viu!

É verdade,a blogagem da Ester foi um divisor de águas para muitos de nós.
Dificilmente teremos outra Ester por aqui. Essa menina é rara e deixou muita saudade.

Dificilmente alguem fará uma blogagem como a dela, voltada para o outro e não para ela.

Beijos

Mimirabolante disse...

oi,amiga muito desta sua postagem....concordo com mts coisas que vc escreveu.....além de adorar o seu espaço....bjcas....Parabéns.....

Fatima Cristina disse...

Olá Mírian!

O tema que você abordou é de muita importância para todos que têm blogs. Aprender a maneira de "Como fazer o melhor com o Blog", não acontece por acaso e você, assim como a Ester (saudades!), sabem muito bem disso. Mas tudo depende do objetivo que cada um travou ao criar o blog.

Eu sempre aconselho, quando perguntada, a leitura da coleção de livros “Conquiste a Rede”, escrita Ana Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei, que pode ser obtida por download no link: http://www.anacarmen.com/conquiste-a-rede/
Este material é sério e explica o uso de ferramentas básicas que permitem a qualquer um pouco construir seu meio de comunicação na Web 2.0.

Parabéns pelo seu resumo completo neste post, sobre a sua experiência como blog-manager&designer. Falou e disse! ;)

Beijos!

Christi... disse...

Maravilhoso querida, tudo que escreveu, ética, carinho, respeito e dedicação fazem um blogue ser diferente.
Beijos, amei que dividiu os liks de blog´s por países e culturas, muito interessante.

Beijos e ótima noite

Chris

Mírian Mondon disse...

Obrigada meninas! O feedback de voces é importante pra mim e para os outros com certeza!

Fatima obrigada pela dica, logo que puder vou conferir!

Beijos

Mari Amorim disse...

Segue um trecho da petição:

“Um projeto de Lei do Senado brasileiro quer bloquear as práticas criativas e atacar a Internet, enrijecendo todas as convenções do direito autoral. O Substitutivo do Senador Eduardo Azeredo quer bloquear o uso de redes P2P, quer liquidar com o avanço das redes de conexão abertas (Wi-Fi) e quer exigir que todos os provedores de acesso à Internet se tornem delatores de seus usuários, colocando cada um como provável criminoso. É o reino da suspeita, do medo e da quebra da neutralidade da rede. Caso o projeto Substitutivo do Senador Azeredo seja aprovado, milhares de internautas serão transformados, de um dia para outro, em criminosos. Dezenas de atividades criativas serão consideradas criminosas pelo artigo 285-B do projeto em questão. Esse projeto é uma séria ameaça à diversidade da rede, às possibilidades recombinantes, além de instaurar o medo e a vigilância.”
Isso é sério,abracei esta causa,abrace tb...
seu comentário é importante sua assinatura também
boas energias,

Wania disse...

Oi, Mirian...
Muito interessante e útil este teu post, ainda mais para mim que ainda estou engatinhando neste terreno. Obrigada!
Mais de uma coisa eu já tenho certeza, é o "jeitinho nosso" que colocamos no blog que acaba conquistando as pessoas. Na realidade, o blog somos nós mesmos divididos em posts...rsrsrs! Nosso blog cativa quem a gente, se oportunidade tivesse, cativaria no mundo real. Então, o leque de "trocas" que o mundo virtual nos abre é imenso!

Que façamos os nossos blogs com muito carinho, respeito, seriedade e dedicação para que possamos usufruir de todas estas oportunidades enriquecedoras e, também, nos cercar de pessoas que realmente façam a diferença!

É por isso que gosto de vir aqui!!
Bjão amiga!

José Carlos Brandão disse...

Mírian, passei por aqui para

Tomar um café
com delicada poesia
e a flor da amizade.

Um beijo.

Anônimo disse...

oi menina
nada mais para falar ..concordo com tudo

actualmente tenho un problema para deixar comentarios ( ca plante ? )

marie disse...

Bom dia Mírian
Seu post é de mestre!
Sem dúvida as blogagens colectivas são as que mais interagem...
Beijo

chica disse...

Muito legais tuas dicas e verdadeiras...Acho a interação, visitas importantes...beijos,chica

Marina G. disse...

Parabéns à você por ter um blog interessante, e pela constância, já que a maioria larga o blog (por motivos de força maior ou não).
Desejo sempre sucesso e o mais importante: conteúdo, coisa que aqui tem!
Beijos, boa terça :*

Beth/Lilás disse...

Oi, Mirian!
Que post importante e ao mesmo tempo gostoso de se ler!
Eu também concordo com todas os itens e tenho tentado transitar assim pela blogosfera. Talvez, por isso, tenho meu público cativo e interativo, o que é mais importante para mim.
beijos cariocas

Mírian Mondon disse...

Mari,
obrigada por nos prevenir, vou me informar melhor sobre o assunto!

Mírian Mondon disse...

Oi Wani!
Voce tem razao quando diz que o toque pessoal no blog cativa, foi isso alias que me cativou no seu.
Seu blog me conquistou de cara, quando entrei gostei de tudo, do nome, do layout, e do conteudo e tudo isso foi confirmado por seu carisma. Uma excelente receita de sucesso!

Beijos

Mírian Mondon disse...

Oi Jose Carlos,

Sempre bem vindo para um cafe! :)
Logo vou la no seu blog conferir seus ultimos voos que sao sempre uma delicia!

Beijos

Mírian Mondon disse...

Oi Anne-Marie,
O que sera que esta acontecedo com seu blog que nao te permite fazer comentarios normalmente? Vou tentar descobrir.

Seu portugues tem me impressionado!

beijos

Mírian Mondon disse...

Oi Marie,

Considero voce uma mestra na arte da interacao! Voce foi uma das que me ganharam pelos bons comentarios!
:)

Beijos

Glauce Soares disse...

O seu comentário tem fundamento, apesar de não ser tão apta no assunto de blog, procuro pegar informações com outras pessoas e fazer com que a leitura não se torne cansativa, agressiva e procurar ter um visual leve, obrigado pela sua dica. bejinhos....

Mírian Mondon disse...

Oi Chica!
Suas passagens por aqui sao rapidas mas significativas e voce eh outra expert em comunicacao, super constante em seus comentarios!

Beijos

Mírian Mondon disse...

Obrigada Marina,
Minha constancia aqui deve-se a uma combinacao de prazer e algum tempo livre. Enquanto tiver esses dois estarei por aqui.

Beijos

Mírian Mondon disse...

Obrigada Beth,
Tem sido uma alegria trocar ideias com voce!
Sera que conegui descobrir o nome da sua plantinha? Vou la no seu espaco para saber!

Beijos

Mírian Mondon disse...

Oi Glauce!
Seja muito bem vinda aqui no Cafe e obrigada pelo comentario. Ja ja vo la te visitar!

Abracos

Sonhos melodias disse...

Oi Mirian,
Essas dicas são sempre bem vindas pois mesmo quem já está há algum tempo por aqui, acaba esquecendo de algo e daí, vem você e nos dá dicas simples mas verdadeiras. Obrigada amiga.
Bjs

Paulo Ka disse...

Oi Mirian,

Parabéns, ótimo serviço de utilidade publica, RS
Preciso seguir essas dicas e uma delas é parar com as frases longas, RS
Foi um ótimo aprendizado aqui hoje.
Beijos

Paulo ka
the K theory

lili laranjo disse...

Acoda a sorrir

Acorda com um sorriso
e vai atrás da vida...
vive-a!
Aprecia-a!
Saboreia-a
Cheira-a!
Sente-a!...
__________________
LILI Laranjo

Mírian Mondon disse...

Obrigada Roseli, Paulo e Lili,
gostaria de responder a cada um mas estou com problemas e logo vai cair a conexão, entao respondo depois em seus blogs!

Abraços!

lula eurico disse...

Que interessante, Mirian! VC sabe que já vinha fazendo quase tudo isso, intuitivamente? Só a questão da música, que devo repensar, ou o suporte da barra lateral, num sei...
Bem, foi muito bom ler tuas dicas. Essa interação só ajuda.

Abraço fraterno.

Mírian Mondon disse...

oi Eurico, que bom ter voce por aqui!

Voce tem razão, a intuição e o bom senso nos ensinam mais que muitos livros.

E quanto a musica, eu pessoalmente não gosto de blogs com música porque gosto musical é muito particular, e as vezes estou ouvindo uma musica e entra a musica do blog.

O pior é quanto voce perde o sono e liga o note de noite e não percebeu que o som estava no máximo! :)

Mas a musica em si não chega a ser um problema, o problema a meu ver, é quando alem da musica temos muitos outros estimulos ao mesmo tempo, o que não é o seu caso. Seu blog é de muito bom gosto, e um dos melhores em termos de conteúdo!

Juliêta Barbosa disse...

Mírian,

Há uma frase que diz: de boas intenções o inferno está cheio. Isso nunca foi tão real para mim quanto agora que li o seu post.Sou totalmente leiga em matéria de informática. Vivo sempre pedindo ajuda aos meus filhos e, por isso,posso ter cometido alguns erros sem o querer. Não sei usar as ferramentas disponíveis e às vezes, quero retribuir a gentileza dos que me visitam mas não sei como.Conheci a Ester no dia em que ela deixou o blog e fui prestigiada por ela de uma maneira que me tocou muito. Quando voltei no dia seguinte ela já não estava lá. Gostaria de pedir desculpas a você, mas aproveito o seu espaço para enviar-lhe um abraço afetuoso. Obs: O seu post de hoje foi uma aula de boas maneira. Obrigada.

Mírian Mondon disse...

Querida Julieta!

Tenha certeza, não há o que te desculpar!

A saída da Ester foi rápida mesmo, e nem deu tempo das pessoas se despedirem, o que ela realmente quis evitar porque senão ela perderia a coragem de sair. Ela preferiu assim, e tem certeza do seu carinho.

Beijos e mais uma vez parabens pelo seu blog que já nasceu forte!

Margarida Piloto Garcia disse...

O meu aplauso Mirian.Acho as dicas muito úteis e sem dúvida importantes.Talvez por isso eu venha tantas vezes a este blogue e o siga.

Mírian Mondon disse...

Obrigada Margarida! Voce é super bem vinda! Logo vou te fazer uma visita :)

Bjs

Elaine Gaspareto disse...

Olá!
Sabe que estou pensando um post exatamente sobre isso?
Me inspirou muito, obrigada.
Beijos.

Daniel Savio disse...

Ficou maneirou os conselhos...

Hua, kkk, ha, ha, eu não sumi totalmente...

Fique com Deus, menina Mírian Mondon.
Um abraço.

castela (Portugal Notável) disse...

Aqui está um óptimo texto em que vou tentar aplicar algumas regras.
O seu blog é maravilhoso parabéns.

Macaires disse...

Olá, sou uma iniciante, criei o meu blog há bem pouco tempo, e também por acaso, e o engraçado é que até fazer isso, eu tinha uma idéia totalmente equivocada sobre os blogueiros, idéia preconceituosa, e agora aqui estou eu, fazendo uma das coisas que mais me dá prazer no momento: blogar...
Nunca achei que fosse capaz de criar textos ou poesias e publicar, até mesmo porque sempre fui muito objetiva na minha vida, ainda não havia explorado minha subjetividade, e percebi que isso é maravilhoso!!!
Bom, me estendi demais...
Gostaria de dizer que esta postagem esta sendo de grande valia, e que em poucos blogs encontrei dicas tão úteis e claras.
Obrigada.

Mírian Mondon disse...

Obrigada voce que me visita de Castela! Tentei postar no seu site mas nao consegui. Vou lá tentar descobrir um meio de falar contigo!

Abraços

Mírian Mondon disse...

Olá Macaires,
Obrigada pela visita e comentário tão gentil!
Seja bem vinda aqui no Café e vou lá conhecer seu espaço que tenho certeza é especial!

Abraços!