terça-feira, 14 de julho de 2009

Pascoa no coração de uma criança



Ou... O dia em que Felipe entrou pra turma!

Ele tinha nove anos quando começou a frequentar uma escola em que seus colegas tinham oito anos e acredite crianças de oito anos podem ser crueis!

Felipe não foi bem recebido na classe, não apenas por ser mais velho, mas porque ele era 'diferente' Felipe tinha sindrome de Down.

Esse afastamento parecia não melhorar mesmo com o esforço da professora para integrar todas as crianças.

Num domingo de Páscoa, um lindo dia de primavera, a professora levou para a classe ovinhos de plastico transparente, desses que vêm com meias finas dentro.

Ela deu um ovinho para cada criança e pediu que fossem para os arredores e recolhessem qualquer coisa que representasse vida, cada um devia recolher simbolos de "vida nova" de vida renascendo e colocar no seu ovinho.

Ao retornar a classe cada criança deveria abrir seu ovinho e explicar seu simbolo de "nova vida". Cada um devia deixar sobre a mesa uma semente, ou raminho de planta, o que fosse que para ela representasse o renascer da vida.

Um deles encontrou uma flor, todo mundo achou lindo, outro encontrou uma borboleta e todo mundo se encantou. Em outro ovo havia uma pedra, as crianças riram e um deles disse, pedra não tem nada haver com vida renascendo! O pequeno explicou que sabia que todo mundo ia pegar flores e ele queria uma coisa diferente. Todos riram.
Por fim Felipe abriu seu ovinho e não havia nada dentro. Todos protestaram: Que bobo, isso não é justo!

Felipe olhou para a professora e disse: está vazio... está vazio mas tem "vida nova" porque o sepulcro está vazio!
A classe inteira ficou em silêncio. Desse dia em diante Felipe tornou-se parte do grupo. As crianças passaram a tratá-lo bem e ninguém fazia caso de qualquer diferença que ele pudesse ter.

Felipe tinha uma saúde frágil, e poucos meses depois teve uma infecção e faleceu. No dia do seu enterro os nove alunos da sua classe enfrentaram a realidade da morte e foram até o altar, não com flores, cada criança colocou no caixão do pequeno Felipe seu presente de amor. Um ovinho vazio!

História verdadeira contada por Paul Harvey e recontada por
Mirian Mondon

Nenhum comentário: