domingo, 6 de janeiro de 2008

Dicionarios



Historia
O primeiro dicionario do Chines, o Shuowen Jiezi, foi escrito em torno do ano 100 AC. Dicionarios Japoneses tiveram origem em 682 AC.

Os autores de dicionarios empregam duas filosofias basicas para definir uma palavra:
prescrição e descrição.
Enquanto os defensores da descriçao argumentam que a prescriçao é antinatural e tenta ditar o uso da palavra, os defensores da prescrição argumentam que apenas descrevendo as palavras usadas, como por exemplo as palavras consideradas de baixo calão de acordo com eles baixa o nível da língua, provocando sua deterioração.

Embora esse seja um debate acalorado, poucas palavras são na verdade afetadas, uma minoria.

A maioria dos dicionarios usa a abordagem descritiva para definicões, e informa ao usuario o contexto adequado, ou se a palavra é considerada ofensiva, errada ou não muito clara.Alguns dicionarios são sutis e apenas coloca em italico 'ofensiva'ou 'não padrão' Alguns dicionarios como os franceses, usam a palavra 'tabu' para descrever tais termos.

Por causa do vasto uso dos dicionários e de sua grande aceitação (até mesmo como autoridade) a maneira com eles abordam a linguagem afeta numa certa medidao uso da mesma. Mas no longo prazo é o uso (da linguagem) que determina o sentido das palavras, e a linguagem muda e se recria todos os dias.

Como disse Jorge Luis Borges no prologo do "El otro, el mismo": Quase sempre esquecemos que dicionarios sao depositos artificiais, que estão sempre atrasados em relação a linguagem que eles definem .As raizes da linguagem são irracionais e magicas por natureza"


Outras variações
Como as palavras e seus significados evoluem com o passar do tempo, os dicionarios refletem essas mudanças. Podem listar as palavras por ordem historica, de acordo com a data do seu surgimento, ou em ordem de uso (das mais usadas para as menos usadas)

Nenhum comentário: